[Re]Leitura - O Diário de Susie

14:30

Quando a ressaca literária vira realidade vale tentar de tudo: ler lista de supermercado, poesia nos muros e até arriscar uma releitura, só não pode ficar sem ler para sempre. E foi exatamente, num momento de profunda e quase insolúvel ressaca literária, que me ocorreu a ideia de fazer uma releitura.



Mas quem acompanha o Refração Cultural há algum tempo deve saber que eu não sou muito fã de releituras. Então, a minha ideia inicial era reler um livro pelo qual cultivo um amor profundo e sei como ninguém como a leitura é fluída, o Mau Começo da série Desventuras em Série, tamanha foi a minha surpresa e tristeza ao chegar na biblioteca e ver que o exemplar não estava disponível. Apesar de não ter abandonado a ideia por completo, em uma rápida olhada pelas estantes me deparei com um exemplar fininho, tímido e não muito simpático de um livro que havia lido na infância.

O sentimento de nostalgia foi o suficiente para que eu levasse o Diário de Susie para casa e no decorrer da semana fui aos poucos me deliciando com uma nova experiência de releitura. A apresentação simples, direta e objetiva pelo mundo e vida de Susie nos faz passear pelos acontecimentos da sua vida em rápidas anotações.



Sob a perspectiva de Susie vemos vários acontecimentos comuns a vida adolescente, como o início de relacionamentos, problemas em aceitar seu corpo, provas, o relacionamento com os pais e a escolha do que cursar na faculdade, a tão almejada maioridade. De uma forma leve e divertida, o livro está repleto de vários acontecimentos com esses temas.

“Ficar mais velha e fazer aniversário faz a gente se sentir sem graça quando lembra as coisas que fez com 13 e 14 anos. Especialmente quando leio meus diários. Nem acredito nas coisas que escrevi. Fico arrasada com as roupas que vestia, os meninos por quem me interessava e quem era meu ídolo.”

Além disso, ele traz uma diagramação bem diferente, principalmente, por se tratar de um diário. Ele traz “colagens” de cartas, matérias de jornais, revistas e tudo o que a Susie achar pertinente. SIM, CARTAS! O que torna a leitura ainda mais gostosa e apesar de o livro ter sido publicado em 1995, ele não deixa de conter temas atuais e ser bastante informativo. Os autores Aidan MacFarlane e Ann Mc Pherson são médicos e por isso em várias partes do livro encontramos orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e drogas, tudo de forma bastante concisa e coesa no enredo, sem parecer que está querendo “doutrinar” os jovens.


O livro é uma junção de um formato de escrita muito atrativo, afinal quem não gosta de espiar um pouco a vida e os sentimentos dos outros haha. E ainda contém ilustrações divertidas e engraçadas, que deixam a leitura mais dinâmica. Reler O Diário de Susie – Anotações de uma garota de 16 anos foi uma experiência sem dúvidas nostálgica, que me transportou para uma época, onde ir na biblioteca e se perder no meio das estantes atrás de uma boa leitura era uma rotina. Creio que tal sentimento não possa ser compartilhado ao ler esse livro especificamente, mas se você, assim como eu, está passando por uma longa fase de ressaca literária é uma ótima pedida para ajudar a seguir em frente com as leituras e ainda se divertir.


You Might Also Like

13 comentários

  1. Ahhh que fofura♥
    Espero que sua ressaca literária tenha passado de vez com esse livro super nostálgico hhaha
    Eu também sou resistente a releituras, mas quando se trata de livros nostálgicos assim, sou exatamente como você haha

    Adorei esse momento ~releitura♥~
    Um beijo,
    Paloma
    surewehaveablog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, gostei tanto dessa experiência que pretendo fazer mais vezes, uma vez por mês pelo menos. Ajuda muito a manter o ritmo de leitura. Super indico.

      Beijos

      Excluir
  2. Oi Letícia! Nossa, isso sim é nostalgia!! Só faltou incluir um Pedro Bandeira pro flashback anos 90 ficar completo :D
    Adorei a dica!
    Bjs,
    Rebeca

    http://blogpapelpapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, quem sabe num próximo post surja algo do Pedro Bandeira, fãs é o que não falta aqui no blog :) haha

      Beijos

      Excluir
  3. Acho que nunca reli um livro, apesar de ter vontade de fazer isso algum dia. Não conhecia esse livro, mas achei bem interessante esse formato, deve ser bem gostoso de ler!
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu sou apaixonada por esse formato de cartas e diário, acho bastante agradável de ler.

      Beijos

      Excluir
  4. Oi Letícia! Nossa, que delícia relembrar esses tempos de idas à biblioteca na adolescência, tenho ótimas lembranças dessa época, incluindo livros leves e divertidos como esse. Adorei a dica para ressaca literária, mal que todo leitor precisa enfrentar rs.
    Beijo, beijo!

    Blog da Gih

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, essa é uma das minhas lembranças favoritas da infância/adolescência. E nada melhor que algo nostálgico pra enfrentar a ressaca literária, Gih.

      Beijos.

      Excluir
  5. Oi Letícia...
    Que livro fofinho, apesar de ser louca por livros, dificilmente consigo ler mais de uma vez o mesmo livro.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  6. Menina, acho que nunca reli um livro, hahaha. Eu sempre penso se reler, outros serão adiados, mas tenho uns que realmente preciso fazer isso.
    Parabéns pela resenha e amei a diagramação do livro ^_^

    Olha, te indiquei pra uma TAG lá no meu blog: http://eusouumpoucodecadalivroqueli.blogspot.com.br/2016/06/tag-doces-livros-docinhos.html

    Um beijão!

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro.

    Eu confesso que costumava reler muitos livros, mas de uns anos pra cá não reli nada, só faço ler coisas novas.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?
    Eu também não sou muito fã de releitura e quando estou numa ressaca, releitura é a pior decisão possível, uma vez eu tentei e ainda por cima com HP, sério, não consegui.
    Isso me deu muitas saudades do tempo que eu lia esses diários, amava ir na biblioteca da escola, uma pena a biblioteca da minha escola atual ser uma merdinha.

    Sessão Proibida

    ResponderExcluir
  9. Que livro fofo! Também não gosto muito de releituras, só releio quando gosto muito do livro e já faz tanto tempo que não lembro direito da história haha Mas acho que é super válido, principalmente quando é pra sair da ressaca literária!

    Beijos!
    Vestindo o Tédio

    ResponderExcluir

O que achou? Deixe seu comentário! :)
Obrigado por nos visitar

Refração Cultural no Facebook

Refração Cultural no Twitter

Subscribe