Metas de leitura para 2018

10:00


Fazer listas com incontáveis livros e metas de leitura gigantes não foi uma das prioridades de 2017. Apesar disso, o ano não foi um dos melhores no quesito leituras. Mantendo o pé no chão e aos mesmos moldes do ano passado, resolvi continuar com a meta literária de 12 livros para o ano.

Desta vez, o requisito para montar a lista foi um essencial: apenas livros que já tenho na estante. Além de tentar alcançar o sonho de qualquer leitor assíduo, que é ler todos os livros da estante, me desafiei para reduzir as compras excessivas de livros, para cada livro lido posso comprar mais um.

E como esse ano tem bienal aqui em São Paulo, esse é um desafio e tanto. Os 12 livros da lista, já apareceram aqui no blog diversas vezes, acho que tanto você leitor e leitora do RC como eu esperamos que esta seja a última.

Foto: Letícia Vieira|Refração Cultural

Entre os desafios dessa lista está a leitura de Crime e castigo do Dostoiévski e ler um livro em inglês, no caso, o conto The Grownup (O Adulto, em português) da Gillian Flynn. Além desses dois principais desafios, vou continuar minha saga para terminar O mundo de sofia, que tenho negligenciado desde 2010.

Foto: Letícia Vieira|Refração Cultural

Crime e castigo - Fiódor Dostoiévski

Admirável mundo novo - Aldous Huxley

O mundo de Sofia - Jostein Gaarder

Contos de Fadas - Autores diversos

Felicidade conjugal - Lev Tolstói

Folhas de relva -Walt Whitman

On the road - Jack Kerouac

The grownup - Gillian Flynn 

The kiss of deception -Mary E. Pearson

Pequenas grandes mentiras - Liane Moriarty

O conto da ilha desconhecida - José Saramago

De modo mais geral, a meta de leitura para o ano é de 40 livros (não vai ser tão fácil assim não flopar) e espero que eu consiga se não ultrapassar, pelo menos alcançar esse número e finalmente me recuperar do fracasso de 2017, em que li apenas 6 livros. Shame on me!

O desafio começa com projetos

Além dos 12 livros para 2018, uma das minhas metas é ler mais e não apenas em quantidade, mas também em diversidade. Um dos tipos de livros que sou fascinada e sempre tento ler mais são os ditos clássicos, por isso também quero me comprometer a ler mais autores clássicos.

Para isso, vou iniciar o projeto de leitura Charlie’s Booklist, que eu conheci no blog Conversa Cult. O projeto foi inspirado no livro As vantagens de ser invisível de Stephen Chbosky e traz a lista de livros que Charlie cita ou lê durante a história. São 12 livros que compõem a lista e a maioria são clássicos da literatura estadunidense.

O sol é para todos - Harper Lee

Este lado do paraíso F. Scott Fitzgerald

O grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald

Uma ilha de paz - John Knowles

Peter Pan - J. M. Barrie

O apanhador no campo de centeio - J. D. Salinger

On the road - Jack Kerouac

Almoço Nu - William S. Burroughs

Walden - Henry David Thoreau

Hamlet - William Shakespeare

O Estrangeiro - Albert Camus

A Nascente - Ayn Rand

Sobre projetos encaminhados e indicações de leitura

Para quem acompanha o RC há algum tempo ou simplesmente deu uma olhada na aba “Projetos” aqui no blog, sabe que há tempos me comprometi com o “Lendo Clarice”. Creio que não é novidade para muitos, mas Clarice Lispector tende a mexer com as zonas de conforto de quem está lendo e não é uma leitura fácil e leve.

Assim, não é algo que eu pretenda fazer com pressa, pois estamos falando de ler todas as obras da autora. Além deste aspecto, quero trazer um conteúdo que tenha uma análise um pouco mais profunda sobre as obras e nos leve a um entendimento maior.

Enfim, sem mais desculpas para procrastinação e negligência com projetos e leituras, estas são as minhas metas literárias para 2018. Se você tem algum livro, indicação ou até mesmo projetos que gostaria de ver aqui no RC, não deixe de nos falar nos comentários.


You Might Also Like

25 comentários

  1. Olá!! Eu adorei seu post e suas metas de leitura para esse ano. Eu ainda não fiz uma lista com minhas metas nesse ano, na verdade nem sei se quero fazer por medo de não cumprir... mas fiquei muito interessada no projeto de leitura do blog conversa cult, vou da uma olhadinha pra ver como participar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jamille!

      Fazer metas sempre tem esse problema de saber se vai conseguir cumprir ou não, mas fazer o que né, tem que arriscar. E veja sim o projeto do Conversa Cult, tenho certeza que vai gostar!

      Beijos, Le.

      Excluir
  2. Que demais! Amei suas metas! Estou torcendo para que vc consiga! Também quero ir na Bienal deste ano! Também quero ler o sol é para todos! Parabéns pelo blog! Grande beijo 😘💖💕

    ResponderExcluir
  3. Menina, que bullet lindo ♥ Eu não li nenhum dos livros que colocou na sua lista, mas já quero ler todos eles kkk ♥ Adorei só os títulos deles... arrasou nesse projeto.

    ResponderExcluir
  4. Eu to fazendo um projetinho que vi no face de vários gêneros por mês, confesso que ando desleixada quando a leitura, tanto por causa da faculdade que por ser a distância o livro dela é o único que ando lendo, e também por não ter pego um livro que tenha me prendido ainda.
    Adorei seu post.

    Beijos.
    http://spkyjmchrstms.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero tentar ler mais gêneros literários e autores de diversas nacionalidades, esse é um desafio que sempre me coloco. Te entendo completamente sobre a faculdade, ano passado foi uma bagunça e não consegui ler nada, mas estou me organizando para não repetir o feito.

      Beijos, Le.

      Excluir
  5. Oi Letícia
    Tudo bom?
    Eu estou evitando metas esse ano, pois sou uma negação, pois ano passado estipulado 100 é só li 51.
    Não li nenhum desses livros que você comentou.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michelle!

      É difícil ficar longe das metas, mas já acho que você foi super bem, eu estou estipulando há um tempo uns 50 livros, mas sempre fico nos 20. Mesmo sem metas, espero que consiga ler tudo o quer e já anota as indicações deste post!

      Beijos, Le

      Excluir
  6. Gostei das suas metas, esse ano tb fiz metas de leitura. Há vários livros da sua lista que quero ler. Boa leitura e quem sabe não lemos alguns livros em comum e depois trocamos algumas experiencias.=)

    ResponderExcluir
  7. Não sou muito boa com metas de leitura. Sempre faço muito menos do que o pensado rs vou gostar muito de ver sua resenha de Hamlet. É um livro que tenho um carinho especial. Boa sorte com as metas e bom 2018! Oi Fabi Pereira

    ResponderExcluir
  8. Preciso urgentemente desta meta também!!! A leitura renova nossa mente, amei o planner!!! S2 Que você alcance com louvor a sua meta!!! Bjs linda

    ResponderExcluir
  9. Adorei seu post com suas metas de leitura para 2018, espero que consiga realizar todas as leituras que citou. Eu ainda não defini as minhas, não sou muito boa em segui-las, porém pretendo terminar de ler um livro que comecei ano passado! abraços

    ResponderExcluir
  10. admito que tenho vários livros que desejo ler esse ano tbm, embora eu leia mais em pdf.

    ResponderExcluir
  11. Que legal essa mata de leitura. Eu preciso ler mais.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  12. Achei o máximo sua meta de leituras, ler nunca é demais. Fico na torcida pra que vc consiga ler os 40 títulos. Dos citados já li On the Road, gostei muito.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tem bastante projeto legal que você citou no seu post, mas o que eu mais gostei foi a lista de livros inspirados no livro de "A vantagem de ser invisível" eu amei o filme!!! E eu também estou querendo ler mais contos de fadas.. esses clássicos, depois que descobri a coleção de clássicos da Zahar eu simplesmente quero todos, mas o que estou mais ansiosa é o "Corcunda de Notre Dame" <3 muito legal sua metas para 2018 foco nelas!!!

    ResponderExcluir
  14. oi!
    Espero que consiga sua meta :D os livros são maravilhosos, adoro o José Saramago ele é otimo.E ler é excelente!
    bjo

    ResponderExcluir
  15. Que bacana essas metas literárias. Esto pensando em fazer tbm! Quero ter um hábito de leitura assim!

    ResponderExcluir
  16. Oi Leticia, tudo bem?

    Não costumo fazer metas de leituras, mas sempre espero ler mais do que no ano anterior. No ano passado li 108 livros, então espero que nesse ano eu ultrapasse esse número, mas não tenho uma lista dos que pretendo ler. Fazer a leitura de mais clássicos é uma meta e espero cumpri-la. Adorei o post e suas metas!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Unica coisa que tenho para ler são livros da faculdade, fora isso não sobra tempo por enquanto

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bem? Primeiro gostaria de elogiar o caderno, gente que desenhos mais lindos. Quanto capricho, queria eu saber desenhar assim haha O ano passado não li tanto quanto eu queria, mas pretendo aumentar a quantidade esse ano. Da sua lista o único que conheço é O mundo de Sofia. Sucesso pra você, espero que consiga ler todos. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  19. Adorei suas escolhas, na vida é muito importante estipularmos metas para tudo. Desejo sucesso e que você consiga atingir todas sua metas.

    ResponderExcluir
  20. Comprar menos livros seria um desafio e tanto pra mim rsrs da sua lista o único que li foi O Mundo de Sofia e adorei demais. Se vc gostar do estilo leia também O Curinga (se ainda não leu) pq é na mesma linha e também muito bom.

    ResponderExcluir
  21. O Charlie's Booklist é um projeto muito mara. Os livros são muito bons (eu mesma já li alguns) <3
    Também já estou nervosa/ansiosa para a bienal. Aiaiai minha lista de leitura.

    Beijos

    Degrade Invisivel

    ResponderExcluir
  22. Nossa só livros Maravilhos,tmb estou com uma lista de livros para ler esse ano.

    ResponderExcluir

O que achou? Deixe seu comentário! :)
Obrigado por nos visitar

Refração Cultural no Facebook

Refração Cultural no Twitter

Subscribe