[Resenha] Minha vida fora de série - 1ª temporada

10:00

Com uma escrita leve e cativante, Paula Pimenta navega pelos dilemas adolescentes de Priscila, amiga de Fani da série “Fazendo meu Filme”

Qual a adolescente brasileira que não conhece os livros da autora Paula Pimenta? Sucesso em todo país, a mineira se consagrou ao publicar pela Editora Gutenberg, em 2008, o primeiro livro da série Fazendo meu Filme (FMF). Somados, os quatro livros que compõem a história de amor de Fani e Léo já venderam mais de 100 milhões de cópias.

Em 2011, após o lançamento do terceiro volume da sua série de estreia e com seu fim se aproximando, Paula publicou o primeiro livro da saga Minha Vida Fora de Série (MVFS). A história é ambientada no mesmo universo ficcional que FMF, mas dessa vez, o leitor acompanha as desventuras de Priscila, uma das amigas de Fani, algum tempo antes dos acontecimentos narrados no livro A estreia de Fani.

Foto: Barbara Novaes | Refração Cultural
Pri, como é chamada pelos amigos, é uma garota que acabou de fazer 13 anos e adora animais. Como muitos adolescentes nessa idade, a menina precisa lidar com a separação dos pais. Além disso, ela terá que se adaptar a uma nova cidade e, consequentemente, uma nova escola, já que com o divórcio, sua mãe decidiu sair de São Paulo e retornar para sua cidade natal, Belo Horizonte.

Com a ajuda de Marina, sua prima, Priscila fará novas amizades e até mesmo arrumará um paquera logo nas primeiras semanas, o músico Marcelo. Para a menina, Marcelo é o príncipe encantando que ela sempre sonhou. No entanto, depois de uma conversa nada confortável e do garoto tentar beijá-la a força em uma festa, Pri se desilude e acaba com o coração despedaçado.

Iniciadas as aulas, a menina conhece o galã de FMF, Léo, e seu melhor amigo Rodrigo (Spoiler Alert: aqueles que já leram FMF sabem que ele será o futuro namorado de Priscila.). Com o passar do tempo, Pri e Rodrigo se aproximam e o rascunho de um romance começa a se formar. Mas, para conseguir finalmente ficar com seu príncipe encantado, a garota terá que passar por muitas desventuras antes de conquistar seu final feliz.

Foto: Barbara Novaes | Refração Cultural
Paula Pimenta, sem dúvidas, sabe como conquistar o público infanto-juvenil. Utilizando uma escrita leve e envolvente, a autora cria identificação do leitor para com seus personagens, afinal, são pessoas comuns. Quem, na época de escola, não chegou mais cedo no primeiro dia para pegar um lugar bom, porque essa seria sua carteira durante todo o ano? Qual foi a menina com 13 anos que não idealizou o cara com quem daria seu primeiro beijo? Ou então, quem é que nunca ficou nervoso com o primeiro dia em uma escola nova?

É extremamente fácil você se envolver com a história. Não se assuste se no decorrer da leitura você se pegar pensando “ei, comigo também foi assim”. O leitor acompanha o dia a dia comum de uma adolescente, mas com um toque de contos de fadas que Paula consegue, com maestria, inserir no enredo.

A primeira temporada de MVFS também traz um gosto nostálgico para os fãs da autora. Finalizada em 2012, para quem conheceu Paula Pimenta pela série Fazendo meu Filme, é reconfortante rever o casal protagonista, Fani e Léo, nesse livro novamente, mesmo que eles ainda não se conheçam. A autora ainda dá um belo de um fan service para os amantes do casal no final da obra.

Apesar de divertida e cativante, alguns pontos da narrativa não podem passar desapercebidos. Na história, os personagens adultos chegam a ser negligentes em algumas situações que, de um ponto de vista mais crítico, caberia até mesmo uma intervenção das autoridades. Não se pode esquecer que chantagem é crime. Quando o chantageado é uma criança, então, é mais grave ainda.

Com uma leitura fluída e prazerosa, Minha Vida Fora de Série - 1ª Temporada é o tipo de livro que faz com que crianças e adolescentes se apaixonem pela leitura, que se enxerguem parte de um mundo mágico. Nem que esse mundo seja apenas nos livros. É verdade que a obra é direcionada para o público infanto-juvenil, mas Paula, aos 43 anos com sua alma de princesa fugida de contos de fadas (segundo Carol Christo), consegue até mesmo encantar os mais velhos. Claro, não será o livro da vida deles, mas quando citado, sempre será lembrado com um calor no peito e um sorriso tímido nos lábios.


You Might Also Like

20 comentários

  1. Adorei!!! Que livro tão lindo!!
    Beijinhos !
    Blog: https://ritacheeksandfreckles.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Gosto quando nos identificamos com os personagens e de certa forma somos pelos refletindo sobre nossas próprias experiências semelhantes às narradas, melhor ainda quando é algo nacional e bem quisto entre o público. Vou dar uma chance!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Me identifico muito com livros assim! Simplesmente me prendem do começo ao fim e eu amo!!
    Adorei, bjss

    ResponderExcluir
  4. A capa do livro é muito fofa, esse livro é emocionante, o livro é pra se apaixonar, é um excelente livro para as crianças e adolescentes lerem. Paula Pimenta é uma autora maravilhosa esse livro é um presente para as crianças e adolescentes, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Acho muito interessantes os livros adolescentes e todos aqueles dramas, rsrs. E a autora aborda tudo de uma maneira tão doce.

    Blog da Sah ♡ | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  6. Sinto-me familiarizada com os livros pelo meu contacto com o Brasil, vendem-se em Portugal há algum tempo e só li o primeiro, o tão reconhecido. Não li mais nenhum mas tenho interesse em dar uma oportunidade, claro! A narrativa, um cliché de romance juvenil, conquistou-me de igual modo pelo desenvolvimento e escrita, adorei o modo como se desenrola e claro, sem spoilers aqui nos comentários! É sempre bom incentivar os jovens a ler através de livros com os quais se identificam!

    ResponderExcluir
  7. Livro adolescente é maravilhoso, eu li muito o Poderosa e me deu muita vontade de ler esse!
    Parabéns pela sua resenha, achei maravilhosa e o incentivo que você esta dando para crianças e adolescentes lerem é super importante!

    Beijos <3
    vidaem-metamorfose.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Tudo bom?
    Pelo jeito o livro acaba falando com a gente..hehehehehe
    Eu gosto de livros infanto-juvenil por ver pelo que já passei por uma forma mais leve.
    Gostei da sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. É tão importante existirem livros voltados para o público infanto juvenil, nessa idade se forma o hábito da leitura e quanto mais opções atraentes existirem para esse segmento, melhor. Pela sua resenha já deu pra sentir que esse livro cumpre bem essa função.

    ResponderExcluir
  10. Amei a capa , que linda. O livro parece ser bem empático e envolvente!

    ResponderExcluir
  11. Oi!!
    Eu adorei a capa a história parece ser maravilhosa. Sua resenha me deixou super curiosa 😀
    Bjo

    ResponderExcluir
  12. 3,5 estrelas??? Você precisa ler de novo!! hahahaah
    Foi esse livro que me fez ter amor pela literatura, foi ele que marcou o inicio desse projeto meu.. Eu sou apaixonada pela escrita da Paula, do tipo que leio até a lista de compras dela kkkkk, porém não tenho todos os livros ainda =(

    ResponderExcluir
  13. Adorei saber um pouquinho sobre a obra, eu infelizmente, nunca li nenhum dos livros da Paula, mas tenho muita curiosidade em ler e saber qual será minha percepção desse texto!

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Não tenho a mínima vontade de ler as obras da Paula, não sei bem o motivo mas tenho um certo "Pré-conceito", amo livros de infanto juvenil, mas os delas não chamam a minha atenção.
    Gostei muito da sua resenha, mas irei pular a dica!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  15. eu tenho o imenso prazer de dizer que foi com esse livro que eu me apaixonei por esse mundo da leitura ja li esse livro umas 500 vezes rs a paula pimenta é uma otima escritora
    BLOG♥ Coisas da bueno

    ResponderExcluir
  16. Faz muito tempo que eu quero ler um livro da Paula Pimenta mas toda vez que eu vou comprar, eu acabo pegando um outro livro que quero. Amei a sua resenha, ela está maravilhosa.
    Beijos 😘

    ResponderExcluir
  17. Oi Barbara, tudo bem?

    Ainda não li nada da Paula Pimenta, mas tenho muita vontade de conhecer a escrita da autora, pois os comentários são sempre muito positivos. Esse livro parece ter uma pegada bem adolescente, como é o proposto pela autora, mas como gosto de leituras assim, creio que gostaria da obra! Adorei a resenha!

    beijos!

    ResponderExcluir
  18. Olá, adorei sua resenha, esse livro parecer ser bem interessante, e não só para crianças e adolescentes, mas para quem gosta de livros do gênero. Achei esse livro muito fofo, principalmente a capa.

    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Eu sempre fico um olhar curioso nas duas séries da Paula Pimenta, mas ainda não tive coragem de começar. Sua resenha me deu uma vontade maior - aiaiaiai minha lista de leitura.



    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
  20. Muito interessante! Não conhecia essa obra, mas fiquei com interesse de conhecer após a resenha. Abraços!

    ResponderExcluir

O que achou? Deixe seu comentário! :)
Obrigado por nos visitar

Refração Cultural no Facebook

Refração Cultural no Twitter

Subscribe