12 livros para 2019 e Desafio Literário Skoob 2019 | Barbara

16:40

Metas, projetos e promessas que eu sempre faço, mas nunca sei se vai dar certo no final


Toda vez que um novo ano começa é sempre a mesma coisa: promessas e metas a cumprir. Em minha defesa, devo admitir que 2018 não foi um ano tão ruim em relação às leituras. Minha meta estava estipulada em 60 livros. Ao todo, 30 foram lidos, dentre eles, 21 estavam na lista inicial.

O flop aconteceu, mas o desgosto não foi tanto quanto eu imaginava. Eu me dei alguns créditos por ter lido tantos livros em um ano onde escrevi e produzi um Trabalho de Conclusão de Curso - para os íntimos, TCC.

Passada toda a histeria de reta final da graduação e com um pouco mais de tempo, eu definitivamente me desafiei e estipulei para 2019 várias metas e projetos, alcançando a incrível marca de 100 livros para serem lidos esse ano.

Assim como em 2018, o foco da lista de 12 livros para 2019 é desencalhar da estante obras que comprei e estão há muito tempo paradas. No entanto, dessa vez, a lista foi conciliada com o Desafio Literário Skoob 2019, que tem como objetivo estimular leituras que te tirem da zona de conforto. Parte dos meus encalhados se encaixaram perfeitamente nos temas mensais do desafio, mas em alguns meses, terei que recorrer aos e-books ou adquirir os livros físicos.

Agora, você deve estar se perguntando: "Ok, Babi, essa lista tem 12 livros. E os outros 88 para completar 100?".

Explico.

Além das obras que ficaram da minha meta anterior, esse ano eu iniciei dois projetos: "Babi em Westeros", onde eu lerei um livro de "As Crônicas de Gelo e Fogo" mensalmente, e o "Lendo com a Brubs", onde eu e minha amiga Bruna escolhemos 3 livros por mês para lermos juntas, totalizando 36 livros no ano.

Para conhecer a minha meta de leitura completa, me adicione no skoob!

12 Livros para 2019 e Desafio Literário Skoob 2019

A Lista de 12 Livros para 2019 está repleta de títulos dos mais variados, de ganhador do Pulitzer até livro "modinha".

Confira os desafios mensais e as obras escolhidas:

1- Janeiro: um livro que fale sobre preconceito
A Lista de Schindler (Thomas Keneally): A história verdadeira deste homem que enfrentou perigos inacreditáveis e sacrificou tudo o que possuía, colocando em jogo a própria liberdade, para salvar mais de mil pessoas.

Partindo dos testemunhos dos Schindlerjuden - os judeus de Schindler -, Thomas Keneally compôs um romance notável e comovente, que retrata a coragem, a generosidade e a perspicácia de um herói em meio às cinzas do holocausto. Escrito com paixão, mas também com absoluta fidelidade aos fatos, A Lista de Schindler valeu a seu autor o cobiçado Prêmio Booker, da Inglaterra. Levado às telas com grande sucesso por Steven Spielberg, foi eleito o melhor filme de 1993 pela Associação dos Críticos de Nova York e de Los Angeles.



2- Fevereiro: um livro de contos
Contos de A Fúria e a Aurora (Renée Ahdieh): O que passava pela cabeça de Khalid antes dele conhecer Sherazade e qual foi a sua primeira impressão ao vê-la? O que ele sentiu, tempos depois, já completamente apaixonado por ela, ao ser forçado a se afastar e ver seu palácio destruído? E como Despina se envolveu e se apaixonou pelo capitão da guarda real Jalal al-Khoury? Nesses três contos, Renée Ahdieh retorna ao mundo de As mil e uma noites para dar voz a Khalid e Despina em pontos chave da história, nos envolvendo novamente nesse encantador universo de palácios, desertos e paixões avassaladoras.



3- Março: um livro ganhador do Prêmio Pulitzer
Toda Luz que não Podemos Ver (Anthony Doerr): Marie-Laure vive em Paris, perto do Museu de História Natural, onde seu pai é o chaveiro responsável por cuidar de milhares de fechaduras. Quando a menina fica cega, aos seis anos, o pai constrói uma maquete em miniatura do bairro onde moram para que ela seja capaz de memorizar os caminhos. Na ocupação nazista em Paris, pai e filha fogem para a cidade de Saint-Malo e levam consigo o que talvez seja o mais valioso tesouro do museu.

Em uma região de minas na Alemanha, o órfão Werner cresce com a irmã mais nova, encantado pelo rádio que certo dia encontram em uma pilha de lixo. Com a prática, acaba se tornando especialista no aparelho, talento que lhe vale uma vaga em uma escola nazista e, logo depois, uma missão especial: descobrir a fonte das transmissões de rádio responsáveis pela chegada dos Aliados na Normandia. Cada vez mais consciente dos custos humanos de seu trabalho, o rapaz é enviado então para Saint-Malo, onde seu caminho cruza o de Marie-Laure, enquanto ambos tentam sobreviver à Segunda Guerra Mundial.

Uma história arrebatadora contada de forma fascinante. Com incrível habilidade para combinar lirismo e uma observação atenta dos horrores da guerra, o premiado autor Anthony Doerr constrói, em Toda luz que não podemos ver, um tocante romance sobre o que há além do mundo visível.



4- Abril: um livro nacional
Senhorita Aurora (Babi A. Sette): Nicole é uma jovem bailarina e está prestes a realizar seu sonho: estrear no papel principal em uma peça na Companhia de Ballet de Londres. Tudo estaria perfeito se não fosse pela presença de um dos seus diretores, o temido Daniel Hunter, um maestro prodígio de temperamento difícil, com um humor sombrio e que desperta em Nicole sentimentos contraditórios.

Quando uma tempestade de neve isola os dois em uma mansão centenária, Nicole e Daniel serão obrigados a encarar não apenas os segredos que atormentam o maestro, mas também uma paixão proibida — e avassaladora — que nasce entre eles. Entre a tão sonhada carreira na dança, um amor intenso como ela nunca sentiu e a própria segurança, Nicole se verá diante de escolhas que parecem impossíveis. E caberá a ela resgatar Daniel de seu próprio passado...

Senhorita Aurora é um romance poderoso, tocante e perturbador, que mostra que todos merecem uma segunda chance, até mesmo alguém com fama de monstro.



5- Maio: um livro de thriller
Branco como a Neve (Salla Simukka): Recuperando-se do terror que vivenciou nas mãos da máfia, Lumikki tem a chance de deixar a Finlândia, se livrando das roupas pesadas, das lembranças sombrias... e do perigo. Ela só quer ser uma garota normal, misturar-se à multidão de turistas e aproveitar as férias. Quando Lumikki conhece Zelenka, uma jovem misteriosa que alega ter o mesmo sangue que ela, as coincidências são inquietantes. Rapidamente ela se vê envolvida no mundo triste daquela mulher, descobrindo peças de um mistério que irá conduzi-la a uma seita secreta e aos mais altos escalões do poder corporativo. Para escapar dessa trama asfixiante, Lumikki não poderá fazer tudo sozinha. Não desta vez.



6- Junho: um livro com mais de 500 páginas
As Mil e uma Noites (?): Decidido a matar todas as mulheres solteiras do reino, após ter descoberto a traição da sua mulher, o sultão Shahriar casa-se a cada noite com uma jovem diferente que será morta ao amanhecer. Mas a filha do grão-vizir, a impetuosa Sherazade, decide enfrentar o desafio e interromper esse ciclo vingativo, oferecendo-se para a noite seguinte. Noite que se multiplica, assim como as histórias de Sherazade, adiando sua morte indefinidamente. Até que passadas mil e uma noites, o sultão, apaixonado pela envolvente narradora, suspende a ordem cruel. Obra-prima da literatura oriental, As mil e uma noites ganhou destaque também no Ocidente a partir da versão do orientalista francês Antoine Galland, no qual esta edição é baseada. Galland selecionou as lendas mais curiosas e de enredo mais palpitante, traduzindo-as para o francês. O livro alcançou êxito extraordinário, sendo a partir daí traduzido para vários idiomas. Com apresentação de Malba Tahan, admirador da cultura árabe e um de seus principais divulgadores no Brasil, esta edição reúne as histórias exóticas e maravilhosas que vem povoando o imaginário de muitas gerações de leitores.



7- Julho: um livro que foi considerado "modinha"
A Guerra dos Mundos (George Orwell): Subitamente, marcianos invadem a Terra, provocando o terror. A bordo de gigantescos discos que se movimentam rapidamente sobre pernas mecânicas, os invasores atacam as populações com armas que emitem mortíferos raios de calor, destruindo tudo em seu caminho. Parecia ser o fim da raça humana!



8- Agosto: um mangá ou uma HQ
Coleção A Princesa e o Cavaleiro (Osamu Tezuka): Na primeira edição deste clássico criado pelo “deus do mangá”, somos apresentados na Terra de Prata. A rainha vai ter um bebê e todo o reino está ansioso para conhecer o sucessor do trono. O problema é que nasce uma menina. Para não perder a Terra de Prata para o terrível Duque Duralumínio, o casal real resolve criar sua filha Safiri como se fosse um garoto.

Quinze anos depois, Safiri se apaixona pelo Príncipe Franz mas não pode revelar seu segredo. E agora, como ficará a linda princesinha?



9- Setembro: um livro do gênero que você menos gosta
O Príncipe da Perdição (Lani Queiroz): Jayden Samuel King Di Castellani é um dos príncipes recém-descobertos da Ilha de Ardócia, localizada ao sul da Itália. Moreno, alto e pecaminosamente lindo o príncipe possui cicatrizes no corpo e na alma. A infância e adolescência difícil em orfanatos e lares adotivos de Londres o fez duro e implacável em todos os aspectos de sua vida. Apenas uma mulher conseguiu driblar suas defesas e danificar sua armadura: Cassandra Miller.

Cassie vê sua vida dar um giro de 180º quando ganha uma bolsa - estágio na empresa do famoso engenheiro Jayden King. Ele é lindo, arrogante e a tenta de todas as formas até que se torna impossível resistir. Os dois iniciam um jogo perigoso de dominação onde o prazer é intenso demais... Seu chefe a domina completamente em pouco tempo, apresentando-a a um caminho sem volta. Um caminho de perdição.

Jayden e Cassie vivem um romance tórrido, recheado de erotismo, porém breve... As circunstâncias o levaram a acreditar que Cassie, sua linda, doce e apaixonada submissa não passava de uma golpista, uma ladra ardilosa. Ele a expulsa de sua vida brutalmente.

Dois anos depois o destino resolve juntá-los outra vez.

O que o reencontro reserva a esse casal?



10- Outubro: um livro de um autor italiano ou espanhol
Dom Quixote (Miguel de Cervantes): A história do engenhoso fidalgo Dom Quixote e de seu fiel escudeiro Sancho Pança conquista leitores geração após geração. O clássico de Miguel de Cervantes é considerado o expoente máximo da literatura espanhola e, em 2002, foi eleito por uma comissão de escritores de 54 países o melhor livro de ficção de todos os tempos. Em homenagem aos 400 anos de morte de Miguel de Cervantes, a Nova Fronteira traz ao público esta edição especial, com a obra integral em dois volumes. O texto de Cervantes é acompanhado das belíssimas ilustrações do francês Gustave Doré, um dos mais fantásticos artistas do século XIX.



11- Novembro: um livro com personagens não humanos
Stardust - O Mistério da Estrela (Neil Gaiman): O mistério da estrela – Stardust conta a história do jovem Tristran Thorn, que promete capturar uma estrela cadente para conquistar o coração de sua amada. Para levar a cabo a missão, Tristran tem que atravessar o portal que separa o vilarejo de Muralha, encrostado “num alto afloramento de granito no meio de uma pequena região de floresta”, na Inglaterra Vitoriana, da Terra Encantada. Poucos ousam cruzar o portal, exceto durante a Festa da Primavera, que acontece de nove em nove anos. Nessa época, uma grande feira se instala no local e os moradores de Muralha, bem como visitantes de todas as partes do mundo, entram em contato com os seres que habitam o outro lado. Foi o que ocorreu muitos anos antes, quando Dunstan Thorn, o pai de Tristran, cruzou o portal e conheceu uma bela e misteriosa jovem de olhos cor de violeta, a verdadeira mãe de Tristran.

Em sua jornada pela Terra Encantada, Tristran Thorn, que desconhece sua origem, mas tem a força impetuosa dos apaixonados, enfrentará perigos e armadilhas, conhecerá seres fantásticos, que vivem num mundo regido por leis próprias, e precisará de inteligência, coragem e uma boa dose de intuição para realizar o Desejo de seu Coração, ao melhor estilo das narrativas de fantasia. Sua luta, no entanto, revela-se outra ao longo das páginas. E sua saga é temperada pelo bom humor, a ironia e a visão singular do bem e do mal, do certo e do errado, do real e do imaginário, da vida e da morte que caracteriza a obra de Neil Gaiman.



12- Dezembro: um livro que muitas pessoas recomendam
Geekerela (Ashley Poston): Quando Elle Wittimer, nerd de carteirinha, descobre que sua série favorita vai ganhar uma refilmagem hollywoodiana, ela fica dividida. Antes de seu pai morrer, ele transmitiu à filha sua paixão pelo clássico de ficção científica, e agora ela não quer que suas lembranças sejam arruinadas por astros pop e fãs que nunca tinham ouvido falar da série. Mas a produção do filme anunciou um concurso de cosplay numa famosa convenção valendo um convite para um baile com o ator principal, e Elle não consegue resistir. Na Abóbora Mágica, o food truck vegano onde trabalha, ela encontra a ajuda de uma amiga cheia de talentos para moda que vai criar o traje perfeito para a ocasião. Afinal, o concurso é a chance de Elle se livrar das tarefas domésticas impostas pela terrível madrasta e das irmãs postiças malvadas.

Já Darien Freeman, o astro adolescente escalado para ser o protagonista do filme, não está nada ansioso para o evento, embora o papel seja seu grande sonho. Visto como só mais um rostinho bonito, o próprio Darien também está começando a achar que se tornou uma farsa. Até que, no baile, ele conhece uma menina que vai provar o contrário.

Esta releitura de Cinderela transporta para o universo nerd os principais elementos do clássico conto de fadas, fazendo uma verdadeira homenagem a todos aqueles que sabem o que é ser fã e se dedicar de coração àquilo que amam.


Para acompanhar essa jornada até o cumprimento das metas, siga o RC nas redes sociais.

Que venha 2019 repleto de ótimas leituras!

You Might Also Like

0 comentários

O que achou? Deixe seu comentário! :)
Obrigado por nos visitar

Refração Cultural no Facebook

Refração Cultural no Twitter

Subscribe