8 motivos para você lembrar de assistir Procurando Dory

23:57

A animação "Procurando Dory" estreou no dia 30/06 arrebentando. Salas de cinema lotadas, shoppings abarrotados de pessoas, ingressos esgotados e tudo isso para assistirem a continuação da animação lançada em 2003, "Procurando Nemo".

Apesar de toda agitação no mundo cinematográfico pela volta de um dos maiores filmes lançados pela Pixar, muita gente ainda não se sentiu atraída, cativada ou interessada para ver o longa. Por isso, aqui estão 8 motivos para você correr para o cinema mais próximo e assistir a história da peixinha azul com perda de memória recente em busca dos pais.


1- Continuação do arco narrativo da Dory

No primeiro longa, a personagem Dory entra na história por acidente, ela aparece e pronto, não há explicação de quem é ela, de onde veio, o que estava fazendo naquele lugar, nada. Mas eis que “Procurando Dory” nos esclarece tudo, as origens da peixinha, de onde ela veio, quem é sua família, onde estão, como ela acaba encontrando Marlin em sua busca por Nemo na primeira animação e até mesmo onde aprendeu a canção “Continue a nadar”.


2- A fofura never ends

Se você assistiu “Procurando Nemo” e se encantou com o filhotinho de peixe palhaço que não queria ser controlado pelo pai por ter uma deficiência, você vai amar a baby Dory. A peixinha tang azul esbanja fofura, com toda a sua fragilidade por conta do seu problema de memória e sua relação com os pais que procuram ajudá-la a viver da forma mais normal o possível, apesar do transtorno.


3- Um mar de nostalgia

Você que era uma criança na década passada (seja física ou espiritualmente) e cresceu assistindo a primeira animação vai se emocionar com as referências feitas nesse segunda longa ao anterior. Quase que um tributo as aventuras vividas em “Procurando Nemo”, reencontramos personagens icônicos do primeiro filme. Essa segunda animação fará muita gente grande ficar com um nó na garganta e sentir falta da época em que não importava se você não entendesse o próprio português, desde fosse capaz de falar baleiês.


4- Nova história, mesma crítica

Apesar da história ser diferente, o protagonista diferente, vários personagens novos, a crítica social feita na animação é um reforço a crítica empregada (e muito válida) no longa anterior: As pessoas com necessidades especiais e, mais especificamente nesse caso, da deficiência intelectual. Se no primeiro longa se trabalhou com a superproteção de Nemo por ter um problema físico e vimos sua superação, “Procurando Dory” nos mostra que é necessário saber liderar com as diferenças e as limitações cognitivas e mentais dos outros. A animação estimula a auto avaliação, no caso de adultos, e a formação do senso crítico nas crianças sobre como agimos perante à pessoas especiais, tudo de forma doce, simples e encantadora.


5- Uma onda de novos personagens.

Quando falam sobre “Procurando Nemo”, há personagens que ficam em nossa memória afetiva e são inesquecíveis como, por exemplo, as tartarugas marinhas Crush e Squirt, o tubarão Bruce e a própria Dory. Nesse novo longa não poderia ser diferente! A Disney e a Pixar produziram uma enxurrada e inundaram as telonas com personagens apaixonantes, entre eles, Destiny, a tubarão-baleia com problemas de visão e Bailey, a baleia branca com problemas de auto-estima. Há também o Geraldo, um leão marinho com problemas cognitivos que sofre bullying e o personagem mais encantador e genial do longa, Hank, um polvo com problemas traumáticos. Sem sombra de dúvidas, o polvinho rouba a cena e se torna para nós o que Dory foi na primeira animação, um ícone!


6- Diverte tartaruguinhas recém-nascidas e com mais de 150 anos também

A mais nova animação da Pixar não pode ser classificada como um longa restrito apenas para crianças ou apenas para adultos. Podemos concluir que “Procurando Dory” é uma animação cujo o público alvo são os adultos que eram crianças e cresceram vendo “Procurando Nemo”, mas não importa sua idade e nem mesmo se você assistiu ou não o primeiro longa. O enredo conversa tanto com uma criança de 3 anos, quanto com um idoso de 99, é um longa atemporal. Afinal, a grande mensagem da animação é a superação de limitações e a aceitação de quem se realmente é.


7- Um maremoto de risadas

Com um humor inteligente, que contagia espectadores de todas as idades, o longa está cheio de piadas e tiradas muito bem elaboradas. Ah, e exclusivamente para nós, brasileiros, há uma piadinha interna que realmente ficou genial!!!


8- Record de bilheterias e maior estréia de animação no Brasil.

Há três semanas, "Procurando Dory" está liderando o ranking de bilheteria nos cinemas norte-americanos. Com já arrecadados US$371 milhões na primeira semana de estreia nas telonas, o novo longa da Pixar já ultrapassou a bilheteria total do primeiro filme da franquia que estreou há treze anos e alcançou a segunda maior bilheteria do ano no país. Só aqui no Brasil, "Procurando Dory" teve a maior estreia na história para uma animação, arrecadando no final de semana de lançamento cerca de R$24,2 milhões.


Bom, não vou nem entrar no mérito dos elementos técnicos empregados, que são fenomenais, agora, depois de todos esses motivos, creio que o que você deve fazer é prender a respiração, fechar bem nariz e boca e pular de cabeça nessa nova aventura. E não se esqueça de sempre e sempre continuar a nadar!


You Might Also Like

0 comentários

O que achou? Deixe seu comentário! :)
Obrigado por nos visitar

Refração Cultural no Facebook

Refração Cultural no Twitter

Subscribe