5 casais da literatura nacional

02:04

Em clima de atrasadinhos, não poderia deixar de homenagear aqui o dia dos namorados! Então, vamos falar de vários casais em vários âmbitos culturais seja ele musical, literário ou cinematográfico durante essa semana. E para começar com o pé direito, aqui vão os cinco casais de romances literários nacionais que encantaram, e alguns continuam encantando, leitores de várias gerações.


1- Veronika decide morrer, de Paulo Coelho: Veronika, uma garota eslovena, não se sente mais feliz e acredita que a vida não tem mais nada a lhe proporcionar. Então, em uma bela tarde, ela decide que irá morrer e toma uma superdose de calmantes. A tentativa de suicídio fracassa e ela acaba sendo internada em um hospital psiquiátrico. Veronika recebe o diagnóstico de que possui poucas semanas de vida, portanto eles a acolheram durante esse curto tempo. Lá, ela conhece o esquizofrênico Eduardo, com quem terá vários diálogos, reflexões e acabará se apaixonando.


2- Um sonho dentro de mim, de Júlio Emílio Braz: Nessa obra super curtinha, conhecemos Ana, uma adolescente que inicia sua vida sexual com o namorado Rubinho. Após dois meses, a garota, filha única de pai conservador, percebe que sua menstruação está atrasada e faz um teste de gravidez, que indica positivo. Assustada e temerosa, Ana conta à Rubinho que está grávida e esse sente-se o mais feliz do mundo, pedindo a garota em casamento. Mas, não pensem que tudo são flores, Ana, seu amor por Rubinho e seu filho terão um duro caminho pela frente. Algum tempo depois da revelação da gravidez de Ana, a menina recebe uma ligação dizendo que o namorado e futuro noivo cometeu suicídio e o motivo dele trará consequências para Ana pelo resto de sua vida.


3- Dom Casmurro, de Machado de Assis: Todo mundo já deve ter lido ou, pelo menos, ter ouvido a história, afinal, ela nos traz a pergunta que é tema de muita tese: Capitu traiu ou não Bentinho? Mas tirando a grande dúvida, é impossível falarmos de casais literários nacionais e não citarmos o maior casal da literatura brasileira. Bentinho é o filho único de Dona Glória, uma viúva rica, benfeitora e muito devota. No quintal atrás de sua casa, vive Capitu, uma menina muito inteligente, e os dois crescem juntos. Com o passar dos anos, Capitu e Bentinho se apaixonam, porém Dona Glória prometeu o filho ao celibato, pois na infância, Bentinho ficou muito doente e a mãe fez uma promessa que se o menino se salvasse ela o entregaria para se tornar padre. Bentinho é enviado ao seminário, porém ele e Capitu tentam buscar uma forma do garoto não assumir o sacerdócio. Com a ajuda do agregado da família de Dona Glória, José Dias, Capitu e Bentinho lutarão para viverem o seu grande amor.


4- Uma professora muito maluquinha, de Ziraldo: Até o livro ter ganhado a sua versão cinematográfica nas telonas, com Paola Oliveira no papel de nossa professora maluquinha, a história foi conhecida através de peças teatrais inspiradas na obra. Na verdade, ela não narra a história de amor da professorinha, mas a história da sala de aula dela, seus 33 alunos que moram em uma cidade pequena do interior, estudam em um colégio católico e passam grandes dificuldades. O livro é de uma delicadeza exemplar, contando do ponto de vista dos "cinco mosqueteiros" o ano em que eles conheceram a professora, os admiradores dela, o que aprendiam na sala de aula, as brincadeiras de criança, as insurreições da professorinha e seu final com um namorado que ninguém imaginava! E eu sei que esse post é de casais, mas se eu contar o par romântico da professorinha, vai perder a graça do livro. Então, leiam!! Ele é bem pequeno e eu garanto que em uma hora você vai se encantar pela história e voltar aqui para me contar que vocês shippam esse casal tanto quanto eu!


5- Série Fazendo meu Filme, de Paula Pimenta: E claro, não posso deixar de pelo menos lembrar do casal que inspirou o projeto "Cinemateka da Fani" aqui no Refração!!! A série composta por quatro livros da escritora Paula Pimenta nos conta a trajetória de Fani para realizar seu grande sonho de ser cineasta e sua história de amor com o melhor amigo do colégio, Léo. A obra é tão cativante que é impossível ler apenas um dos livros e não querer saber o que acontece a seguir, até depois de terminar com toda a série, você fica querendo saber mais sobre o casal de BH. Sinceramente, não há quem não leia e não torça com todas as forças para que a menina sonhadora e romântica tenha um final feliz com seu príncipe encantado.


Esses foram os meus escolhidos, agora é a sua vez: comente e divida com a gente os seus casais nacionais favoritos, nós vamos adorar conhecê-los!










Esse post faz parte da série atrasadinhos, são sete dias de posts para colocar vocês em dia de todos os projetos e novidades do Refração Cultural.

You Might Also Like

0 comentários

O que achou? Deixe seu comentário! :)
Obrigado por nos visitar

Refração Cultural no Facebook

Refração Cultural no Twitter

Subscribe