[Resenha] Fangirl, Rainbow Rowell

12:33

Cath está entrando em uma nova fase da sua vida: a tão desejada faculdade. Época de ganhar certa independência dos pais e da casa, conhecer novas pessoas, ir em festas. Mas bem, para Cath isso nem de longe poderia ser empolgante, afinal tudo o que ela quer é manter sua vida com sua irmã gêmea, Wren, e continuar a escrever sua fanfic da série de livros que tanto ama, Simon Snow. Só que nada disso acontece.


Imagem retirada de melinasouza.com


Wren decide não dividir o quarto com Cath, que precisa lidar com a ausência da irmã, da sua antiga rotina tão familiar e cômoda e com sua nova colega de quarto, Reagan e a presença quase que constante de seu amigo, Levi. E em meio a tudo isso conciliar sua paixão de escrever fanfics, incompreendida por muitos do ambiente universitário e lidar com a saúde um tanto frágil do pai.

Logo, que acabei a leitura de Anexos, também da Rainbow Rowell, já me sentia apaixonada pela escrita da autora. A forma como ela trabalha os seus personagens é no mínimo cativante, cada insegurança, cada defeito, na verdade guardam personalidades bem traçadas, profundas e altamente interessantes. Em Fangirl, o ponto que foi crucial para me ganhar foi a contemporaneidade e também a grande identificação que tive por estar na fase universitária.



O livro é organizado de uma forma que torna a leitura mais leve e lida com temas que são complexos sutilmente, além disso ele apresenta trechos da fanfic de Cath ou da série Simon Snow ao final de cada capítulo. Cath aos poucos vai se adaptando a sua rotina e aprendendo a lidar com o seu novo mundo e além disso, vai criando seus valores. Essa questão da identidade da personagem estar em formação foi algo bastante interessante na construção das ações das personagens, pois nada do que eles fazem é definitivo, então o conceito de pessoas manequeístas (ou é boa ou é ruim) é totalmente inválido. Se aproximando muito do que é na vida real, certamente isso é o que torna as personagens tão cativantes.

Em Fangirl, a Rainbow Rowell trabalha sutilmente com questões presentes no nosso cotidiano e principalmente no daqueles que são amantes da literatura. Você deve esconder uma paixão ou hobby, por conta do ambiente social que está inserido? Existe uma idade adequada para se apreciar determinados gêneros literários? Essas questões estão presentes no livro, assim como as que dissecam os dramas familiares de maneira serena e ponderada.

Em algumas palavras, poderia definir Fangirl como um livro que adentra a nossa existência e nos deixa uma sensação de leveza ao nos mostrar que a vida nos traz várias situações e tirar o melhor de cada uma delas depende do modo como enxergamos cada experiência. No final, aquela positividade e quentinho no coração é o que domina, você fecha o livro querendo abrir e recomeçar a leitura como se fosse a primeira vez e não quer mais sair desse mundo. Creio, que não há dúvidas de como amei o livro e que ele está super indicado. ♥





You Might Also Like

11 comentários

  1. Lêeeee
    Já disse mil vezes que esse livro é só amor né?! hhaha
    Adorei sua resenha, e acho que a coisa mais triste desse livro é que ele acaba.
    Foi tão bom entrar nesse mundinho que a Rainha Rainbow criou que sair foi dificil hahah

    Um beijoo,
    Paloma
    surewehaveablog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, muito obrigada ! ♥
      Realmente toda vez que olho pro livro já quero reler, muito fantástico esse livro e já está na minha lista de favoritos.

      Excluir
  2. Eu quero muito ler esse livro. Já ouvi e vi, Melina Souza falar dele. Minha próxima compra vai ser desse livro. Adorei a resenha, só confirmou o que eu imaginava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, você não vai se decepcionar, pelo menos eu li um livro da Rainbow e em menos da metade da leitura já tinha me tornado fã de carteirinha da autora. Então, pode ir sem medo, super indico a leitura rs. Beijos

      Excluir
  3. Todo mundo fala bem desse livro, mas quando fui pegar para ler, não consegui achar algo que me motivasse a continuar e abandonei - apesar de achar o contexto muito bom e ser algo que eu me 'identifico' (não escrevo, mas lia fanfics hehe). Talvez eu deva tentar de novo!!
    insidethemmirror.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, por favor. Apesar de os textos da fanfic quebrarem um pouco do ritmo da leitura, achei ele fantástico no todo! Então, sem dúvidas, merece uma segunda chance.

      Beijos.

      Excluir
  4. Que resenha linda. Já tinha visto o livro, mas nenhuma resenha dele. Amei conhecê-lo um pouco melhor.
    Indiquei o blog para uma tag.
    http://eusouumpoucodecadalivroqueli.blogspot.com.br/2016/04/esse-ou-esse.html

    ResponderExcluir
  5. Você me fez gostar do livro sem nem ter lido.
    Já havia visto em tantos lugares, mas nunca tinha me interessado por ele.
    Eu amei a sua resenha e a forma como escreve.
    Beijos!
    Escritora por um acaso

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua resenha, Le. Fangirl é o meu favorito da Rainbow Rowell. Acho que me identifiquei um pouco com a Cath, além do livro falar muito de fanfics (que eu lia bastante, haha).
    Faz tempo que eu li, dá até vontade de reler.

    Beijos!
    Vestindo o Tédio

    ResponderExcluir
  7. Eu amei esse livro! Até hoje não li um livro da Rainbow Rowell que não tenha gostado, gosto muito do jeito como ela escreve.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  8. Quando eu terminei de ler Eleanor & Park, fiquei com vontadezinha de ler mais livros da Rainbow Rowell. Faz muito muito tempo que não leio livros nesse estilo, talvez eu deva voltar a ler <3
    Beijos
    www.purpurinaacida.com

    ResponderExcluir

O que achou? Deixe seu comentário! :)
Obrigado por nos visitar

Refração Cultural no Facebook

Refração Cultural no Twitter

Subscribe