As 10 curiosidades que são as dúvidas cruéis de muita gente!

18:25


Uma das primeiras coisas que aprendemos a fazer quando somos crianças é perguntar."Por que isso?", "Por que aquilo?". As perguntas e a curiosidade, por sua vez, são o que movem o homem a adquirir conhecimento. E conhecimento é informação. Hoje, mexendo em minha estante de livros, encontrei um que adquiri quando estava na terceira série do ensino fundamental, um dos primeiros da minha coleção. O título é "Oh! Dúvida cruel", da Priscila Arida Velloso. O livro nada mais é que uma compilação de 222 perguntas que todo mundo se faz, mas quase ninguém sabe a resposta.

Inspirada pela obra, eu extrai 10 perguntas que atormentam a mente e instigam a curiosidade das pessoas, mas que suas respostas permanecem um mistério para muita gente, para compartilhar com vocês e tentar, pelo menos, amenizar essa dúvida cruel.

1- Por que não conseguimos provocar cócegas em nós mesmos?

Porque a capacidade de prever as consequências das nossas próprias ações faz o cérebro reagir diferentemente a um auto-estímulo. O cerebelo, uma parte do cérebro, prevê as consequências sensoriais de nossos próprios movimentos, portanto, ele detecta os sinais para cancelar as reações interpretadas como cócegas, quando produzidas por nós mesmos.


2- Por que o bocejo é contagioso?

Esse é um mistério tanto no comportamento humano, quanto no animal. A teoria mais difundida é que o bocejo serve para aumentar a entrada de oxigênio no organismo ou para expelirmos excesso de dióxido de carbono. O fato é que o bocejo sempre está relacionado ao estado de sono, tédio ou relaxamento. Mas, por que ocorre o "contágio"?? Isso, ainda ninguém sabe!


3- Por que é costume o noivo carregar a noiva no colo antes de entrar no quarto?

Esse costume provêm do Império Romano. Na Roma antiga era comum untar a porta com óleo e flores da nova moradia. A noiva então era carregada por dois amigos do noivo para dentro de casa, para evitar o constrangimento de um tropeço na soleira untada. O noivo já a aguardava dentro do lar e o rito garantia um futuro isento de maus fluídos.


4- Por que o Mar Vermelho tem esse nome?

Na região onde se localiza o Mar Vermelho durante o verão, crescem milhões de algas flutuantes (Trychodesmium erytraeum), cujo pigmento avermelhado tinge a superfície das águas, originando-se assim o nome.


5- Qual a origem da palavra bunda?

Alguns escravos que vieram trazidos da África para o Brasil, especialmente os angolanos, pertenciam à tribo dos quimbundos. Os homens, mas principalmente as mulheres, tinham as nádegas avantajadas e arrebitadas. Portanto, foi feita a associação do nome da tribo com o porte físico de seus integrantes.


6- Por que os japoneses comem de pauzinhos?

Na cultura japonesa, a hora das refeições é um momento de paz. Os garfos e facas possuem uma estética pontiaguda e considerados objetos cortantes, portanto relacionados com a guerra.


7- Como o milho vira pipoca?

O milho contém água no interior de seus grãos. A água entra em estado de ebulição na medida em que o fogo vai aquecendo a panela. A pressão causada pelo vapor da água aumenta gradativamente no interior do grão, até que este não consegue mais reter o vapor em sua estrutura e acaba estourando, formando a pipoca.


8- Por que sai fumaça da boca quando faz frio?

Porque o frio condensa o vapor expelido dos pulmões, numa acumulação das partículas mais densas, formando essa névoa de gotículas de água, geralmente invisível, mas transformada em fumaça devido a baixas temperaturas.


9- Por que as veias são azuis se o sangue é vermelho?

Porque nas veias corre sangue venoso, ou seja, desoxigenado, com pouco oxigênio, o que o torna vermelho escuro. Porém, as veias têm paredes finas e uma cor naturalmente azulada, que somada com o vermelho do sangue venoso, resulta no tom azul que possuímos na superfície de nossa pele. O sangue realmente vermelho é o sangue arterial, aquele que carrega o oxigênio e corre por nossas artérias, essas com paredes mais espessas e profundas, por isso não vemos.


10- Por que fechamos os olhos ao espirrarmos?

O reflexo do espirro é um fenômeno de proteção, desobstrui o nariz e a cabeça, e injeta oxigênio nas células do corpo, provocando o mesmo efeito fisiológico de cheirar rapé. Quando a pessoa espirra, todas as funções corporais cessam. Coloca-se o corpo sob uma tremenda tensão quando se espirra, especialmente os olhos.


Agora, alguns podem estar se perguntando: "Mas o Refração Cultural não é um blog literário?". Bom, antes que essa dúvida cruel atormente suas mentes, eu respondo: A premissa aqui é que livro é só um pretexto para se falar sobre tudo, antes de mais nada somos um blog que apregoa a cultura. Informação é cultura. E, afinal, um pouco de cultura aleatória não faz mal a ninguém, não é mesmo?

Não deixem de comentarem o que acharam sobre essas curiosidades e, talvez, deixarem suas "dúvidas cruéis" também. Quem sabe nós não ajudamos a sanar a curiosidade que está matando gente por aí?!



You Might Also Like

11 comentários

  1. Ahhhhh que legal!
    Adorei as curiosidades, e inda quero saber sobre o contagio do bocejo hahahah

    Um beijo,
    Paloma
    www.surehaveablog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah, Paloma, eu também fiquei na curiosidade. Mas prometo que vamos ficar ligadinhas nas pesquisas pela web e quem sabe a gente logo mate essa curiosidade ;)

      Beijos!

      Excluir
  2. Olá!
    Que legal!!! Acredita que quando eu li a primeira curiosidade eu fiquei fazendo cócegas em mim mesma hahaha :D Adorei a postagem, parabéns!
    Beijo!
    apenasumaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu super acredito, lembro que quando eu ganhei o livro e li essa curiosidade eu sofria muito de cócegas, então eu fiquei tentando loucamente fazer cócegas em mim mesma e fiquei super feliz porque eu achei que estava curada HAHAHAHAHAHAHA

      Beijão e obrigada por acompanhar!

      Excluir
  3. Que legal esse post, não sabia a resposta da maioria das perguntas, achei bem interessante!
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado, são sempre coisas que em algum momento da vida nos perguntamos, mas nem sempre tem alguém que saiba nos explicar, né?!

      Beijos!

      Excluir
  4. Post bem interessante, não sabia de um monte de coisas (como a da bunda, por exemplo, haha)!

    Beijos!
    Vestindo o Tédio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah, a da bunda é bem interessante mesmo, por mais que esteja em nosso cotidiano, as vezes não temos ideia que certas expressões surgiram de puro preconceito, né?!

      Beijinhos!

      Excluir
  5. Que legal! São coisas que às vezes deixamos passar, né? Haha
    Olha, te indeiquei pra uma tag:http://eusouumpoucodecadalivroqueli.blogspot.com.br/2016/02/tag-liebster-award.html
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre, em algum momento em nossa vida, surge essas dúvidas, mas nem sempre vamos atrás e damos bola a elas.

      Vou dar uma lidinha na sua TAG e logo menos respondemos aqui, ok?!

      Muito obrigada por nos marcar e acompanhar.

      Beijos!

      Excluir
  6. hahahah fiquei com vontade de ler mais! Eu bocejei só de ler sobre hahhahahaha..
    Adorei

    ResponderExcluir

O que achou? Deixe seu comentário! :)
Obrigado por nos visitar

Refração Cultural no Facebook

Refração Cultural no Twitter

Subscribe