Maratona Literária Nacional 2015 + TBR

12:59

Olá, galerinha!

Hoje iremos apresentar uma iniciativa muito plausível e interessante da booktuber Shirley Soares, que criou a Maratona Nacional. A proposta é ler durante um mês (ou quinze dias) apenas livros de autores nacionais. 

Não é necessário se aprofundar muito na questão para saber, o quanto iniciativas como essas são necessárias. Afinal, a população brasileira no geral lê em média 4 livros por ano, sendo que apenas 2 são lidos por inteiro. Além da quantidade ser pouca o conteúdo e autores, que geralmente têm maior preferência pelos leitores não são nacionais. E há uma grande relutância em relação a leitura de clássicos nacionais, o que muitas vezes foi adquirido durante o período escolar, onde as pessoas são obrigadas a ler tais obras.

A seleção de livros para essa maratona fica por conta do leitor, que pode optar desde os clássicos até os livros contemporâneos. Claro, a única regra é que sejam de autores nacionais. Se você ficou interessado, não deixe de ver o vídeo de apresentação da Shirley e participar do grupo no facebook, lá terão todas as informações detalhadamente.


Vídeo de apresentação da Maratona Nacional



TBR da Letícia 

Eu fiz uma seleção de livros onde eu pudesse ler tanto livros da literatura clássica e de autores já consagrados e também livros mais contemporâneos (e de autores que ainda estão publicando). A maioria dos livros eu já tinha em casa, então eu somente separei eles, o que não foi uma tarefa muito difícil já que tenho pouquíssimos livros nacionais. Ficou uma média de 6 livros, porém não pretendo me dedicar somente a eles. Como não leio literatura nacional com frequência, estou participando da Maratona como uma forma de ler mais livros nacionais.

1. A Hora da Estrela - Clarice Lispector



2. Memórias Póstumas de Brás Cuba - Machado de Assis



3. Noites na Taverna - Álvares de Azevedo


4. A filha da minha mãe e eu - Maria Fernanda Guerreiro



5. Sal - Letícia Wierzchowski 



6. Vidas Provisórias - Edney Silvestre



TBR da Barbara

Digam o que quiserem, porém, confesso que sou fã de clássicos brasileiros, tenho lá minhas exceções, mas sou fã. Essa seleção de 5 livros não foi nenhum pouco difícil de ser escolhida, visto que 2 serão releituras e os outros 3, mesmo não conhecendo a história, tenho como referência seus autores. Quando falamos em literatura brasileira é automático pensarmos nos clássicos e já taxá-los como “chatos”. Porém, caro leitor, tenho uma revelação a te fazer: Se você der uma chance aos novos autores brasileiros (e aos clássicos, também, poxa! Sou fã, tenho que defender!!) garanto que irá encontrar obras que irão te impressionar e marcá-lo pelo resto de sua vida.

1.    Dom Casmurro – Machado de Assis – Ano: 1900


2.    Senhora – José de Alencar – Ano: 1875


3.    O triste fim de Policarpo Quaresma – Lima Barreto – Ano: 1915


4.    Depois daquela viagem – Valéria Piassa Polizzi – Ano: 1997


5.    Meu pé de laranja lima – José Mauro de Vasconcelos – Ano: 1968


You Might Also Like

2 comentários

  1. Adorei suas TBR. Também já fiz a minha, se quiserem dar uma conferida: http://solsticioeequinociooficial.blogspot.com

    Adorando o blog em, abraço.

    ~ Vitor Iury Neves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Vítor..

      Muito obrigada, ficamos felizes em saber que está gostando! E vamos da uma passadinha na sua TBR também para conferir e acompanhar suas impressões sobre as obras.

      Um grande abraço!

      Excluir

O que achou? Deixe seu comentário! :)
Obrigado por nos visitar

Refração Cultural no Facebook

Refração Cultural no Twitter

Subscribe