[Resenha] Sono - Haruki Murakami

14:30

Todos sabem que a insônia é um distúrbio do sono, que aflige a vida de muitas pessoas. E sem dúvidas tem explorações muito criativas no mundo cinematográfico e literário, como, por exemplo, Clube da Luta de Chuck Palahniuk. Sono de Haruki Murakami, apesar da diferente abordagem, não fica atrás. Afinal, é de conhecimento geral que a insônia deixa a pessoa em estado de vigília, sem nunca alcançar o sono profundo e a partir de então o cotidiano nunca mais será o mesmo. Mas você já se imaginou noites a fio sem dormir, sem sono e sem qualquer tipo de prejuízo por conta disso? Então, é exatamente essa a proposta de Murakami.


O conto já inicia com um relato da personagem sobre sua primeira "crise" de insônia que veio e foi de maneira sorrateira quando ela ainda estava na faculdade. A partir de então começamos a conhecer as minúcias da sua vida, sua rotina, seus gostos, seus sonhos abandonados e seus prazeres. A narrativa te cativa logo nas primeiras páginas, pelo menos assim foi comigo. Peguei o livro fascinada com o acabamento, diagramação e ilustrações e ali em um cantinho da Livraria Cultura comecei a ler, não terminei, mas a história ficava ali na minha mente. Quando descobri que o livro estava no acervo da biblioteca onde eu trabalho, quase dei um grito de felicidade ali no meio das estantes.

Com o livro em mãos mais uma vez recomecei a leitura e um dos pontos interessantes, que se percebe, inicialmente, é que os personagens não são nomeados. Quem narra a história é uma mulher casada que tem um filho e vive os dias presa em uma rotina constante e repetitiva. Em algumas partes do livro a personagem diz que seus dias são tão iguais, que muitas vezes ela não sabe se um fato aconteceu ontem, anteontem ou até mesmo no dia. Passada a apresentação tanto da sua primeira crise de insônia quanto do seu cotidiano, adentramos em sua rotina, compartilhando aos poucos a angústia de viver de forma tão sistêmica.


Mas em uma noite, ela tem um pesadelo. Um velho regando seus pés e uma paralisia da qual não consegue se livrar até o velho sumir. Ela acorda apavorada e não consegue mais dormir, mesmo depois da angústia do pesadelo ter ido embora, o cansaço e o sono nunca chegam. Assim, ela começa a viver uma espécie de vida dupla: de manhã e a tarde, ela segue com sua vida sistêmica e de noite dedica o tempo para fazer as coisas que lhe dão prazer, como a leitura. Apesar de estar sentindo uma espécie de alívio, por poder se dedicar ao que quer sem o cansaço, a dúvida sobre o que está acontecendo a deixa inquieta.

Sono foi o primeiro livro que li de Murakami e não deixou a desejar. O autor claramente trabalha uma metáfora, o que fica em grande evidência com o final aberto (que só faz o leitor querer ler o conto novamente, em busca de novas respostas ou detalhes que passaram despercebido).

As ilustrações ficaram por conta da Kat Menschik
Uma das mensagens mais latente que o livro traz, creio que seja sobre a importância que damos ao que fazemos da nossa vida e com os nossos sonhos. Constante somos incitados a viver presos sob diversos medos e uma forma de vida que nos torna menos humanos, com processos que criam as relações automáticas e frias. E o pior de tudo é que muitas vezes nem nos damos conta, dessa constância.

Além de ser o primeiro livro que li do Murakami, foi minha segunda leitura de literatura japonesa. O que desde o primeiro livro (que foi O Outono do Álamo da Kazumi Yumoto) tem sido uma experiência incrível.

A leitura de Sono é uma leitura rápida, mas que gera diversas reflexões sobre a sociedade contemporânea e os indivíduos. E certamente não sairá da sua memória tão facilmente.



You Might Also Like

11 comentários

  1. Oi Leticia!!
    Caraca que ótima resenha, parabéns!
    Já tinha visto alguma coisa sobre esse livro, só não lembro se foi resenha ou alguém comentando do mesmo nas redes, mas sua resenha me deixou empolgada já quero o livro, pelo tamanho e por tudo que vc disse realmente parece uma leitura rápida, acho que nunca li nada de literatura japonesa, memoria não funciona mais kkkk a capa é linda!!!
    Bruna
    Quem é vc, Brubs?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!

      A leitura é realmente rápida, algumas horas e você provavelmente já terá terminado. Toda a edição é linda e muita bem diagramada ♥
      Trate de colocar literatura japonesa nas metas e TBR's, você não vai se arrepender ! (:

      Beijos

      Excluir
  2. Nossa, essa resenha me deixou muito intrigada e com ganas de ler esse livro. Me parece muito interessante. Vou procurar por ele. Obrigada pela ótima dica.

    ResponderExcluir
  3. Oi leticia!
    Que resenha maravilhosa
    Depois disso quero muito ler este livro
    Sem contar com as figuras <3
    http://umanovagarotacrista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Fiquei curiosa pra saber mais sobre a história! Parece ser muito bom. Sua resenha etá perfeita! E as fotos tbm... bjs www.miahbi.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que resenha maravilhosa e que fotos com ótima qualidade!! Me deu uma enorme vontade de ler o livro. Ele já está indo para a minha listinha especial <3

    ResponderExcluir
  6. Ótima resenha... já dá vontade de ler o livro kkk escuta, essas ilustrações ficaram diferentes né...chamou muita atenção. E a capa também...♥ gostei, vou pesquisar e comprar ♥

    ResponderExcluir
  7. Nossa, você escreve super bem pra começar!!!
    Não conhecia esse autor, não sei ainda se o livro por si só me interessaria tanto numa prateleira de livraria, mas pela sua resenha já fiquei louca pra ler! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  8. Fico tão apaixonada pela forma que voce escreve suas resenhas que já quero ler todos os livros.. Realmente SONO parece ser um livro fantástico.. Já vou anotar na lista dos TENHO QUE LER rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah muito obrigada, Yara ♥
      Leia sem dúvidas Sono, você não vai se arrepender nem da vírgula que teve que ler rs

      Beijos

      Excluir
  9. Que resenha otima! Já quero ler! Parece ser uma narrativa muito interessante. 📕📗📘📙

    ResponderExcluir

O que achou? Deixe seu comentário! :)
Obrigado por nos visitar

Refração Cultural no Facebook

Refração Cultural no Twitter

Subscribe