[Resenha] Série 3 Teresas

18:32

Olá, olá leitores!

O mês de março foi um mês recheado de séries para mim e apesar de não ter postado o 5 coisas (pela segunda vez consecutiva, shame on me!), decidi que precisava compartilhar com vocês uma série nacional que ganhou meu coração e já está apertando por conta da saudade.


Sinopse: "Três Teresas" é uma série sobre a convivência, na mesma casa, de três gerações de mulheres, apoiando e enlouquecendo umas às outras, dividindo o mesmo espaço e o mesmo nome. Três visões muito particulares de mundo, três olhares diferentes para problemas semelhantes, em um programa repleto de humor, sentimentos e deliciosos conflitos. 
(retirada do Banco de Séries)

Admito que só coloquei a sinopse de um site de fora pela minha incapacidade de conseguir colocar em palavras algo que eu amei tanto. Apesar da premissa da série ser bem básica e até certo ponto bem clichê, o modo que ela é trabalhada a torna tão cativante que você não vai querer sair o sofá antes de terminar uma temporada, pelo menos.

O que chama a atenção é a questão de a série explorar a vida e as questões, muitas vezes existenciais, de três gerações. Assim, o enredo abrange três fases importantes da vida que estão cheias de dúvidas peculiares: a adolescência, a vida adulta e a terceira idade.


E ao modo de cada personagem vemos como a Tetê (Manoela Aliperti) lida com a passagem da adolescência à tão temível vida adulta, tendo que enfrentar questões como a escolha da profissão, a separação dos pais e o relacionamento amoroso. Também como a Teresa (Denise Fraga) lida com a separação do marido que conhecera na juventude e poderia jurar que iria ser para sempre, o desemprego e a impossibilidade de realizar seus sonhos. E dona Teresinha (Claudia Mello), que tem que lidar com a filha e a neta morando com ela e questões relacionadas com a morte e a solidão.

Todo o roteiro possui uma sutileza em sua construção, há falas bastantes reflexivas e até certo ponto metafóricas. As personalidades das personagens são bem reais e definidas, mas isso não quer dizer que elas não estão suscetíveis a mudanças no desenrolar da trama.

Algo bastante característico da série é a montagem cronológica e como ela cria os ápices durante o episódio, já adianto que a ordem dos fatos não segue uma cronologia exatamente linear. E o mais interessante é que os episódios sempre acabam com um descontentamento das personagens e não uma solução, por mais momentânea que seja, como usualmente vemos. Principalmente, por se tratar de uma série que não retrata uma rotina diária da vida das personagens, mas traz um registro com um espaçamento de tempo incerto.



A cereja do bolo, claramente, fica para a fotografia e trilha sonora da série (tem playlist no Spotify) que são simplesmente incríveis. Há todo um cuidado e os cenários só ajudam o trabalho, eu que sou apaixonada pela arquitetura de São Paulo, fico toda derretida toda vez que vejo algum espaço público nas telonas.

A produção é da Bossa Nova Filmes e o diretor Luis Villaça já conquistou meu coração, a exibição da série ocorreu no canal GNT e a notícia boa é que ela foi renovada e a terceira temporada está prevista para esse ano.

Bom, se você ainda não foi procurar as temporadas para assistir, não sei o que está esperando. Pois eu já estou me preparando para uma maratona enquanto a terceira temporada não estreia. Espero que tenham gostado da dica e isso os tenha motivado, assim como eu, a se aventurar pelas produções nacionais.



You Might Also Like

2 comentários

  1. Não conhecia a série, mas fiquei curiosa. Não tenho o costume de assistir séries brasileiras e acho que pode ser a hora de começar!

    Beijos!
    Vestindo o Tédio

    ResponderExcluir
  2. Oiiiiie Lê!
    E cheguei a assistir a alguns episódios dessa série aleatoriamente. Estava eu zapeando os canais e parei na série. Não cheguei a acompanhar mas gostei bastante dos episódios que vi. Massss, agora que você falou dela com tanta lindeza, acho que vou acompanhar na ordem certinha haha
    Adoreeei.

    Um beijo,
    Paloma
    surewehaveablog.com.br

    ResponderExcluir

O que achou? Deixe seu comentário! :)
Obrigado por nos visitar

Refração Cultural no Facebook

Refração Cultural no Twitter

Subscribe