[Resenha] Sejamos Todos Feministas

15:47


Ficha Técnica:

Título: Sejamos Todos Feministas
Autor: Chimamanda Ngozi Adichie
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 50
Melhor preço e onde comprar: Amazon

Sinopse:

"A questão de gênero é importante em qualquer canto do mundo. É importante que comecemos a planejar e sonhar um mundo diferente. Um mundo mais justo. Um mundo de homens mais felizes e mulheres mais felizes, mais autênticos consigo mesmos. E é assim que devemos começar: precisamos criar nossas filhas de uma maneira diferente. Também precisamos criar nossos filhos de uma maneira diferente."
_________________________________________________________________________________

O tema pode ser um tanto quanto difícil, polêmico, mas nesse livro de, aproximadamente, 50 páginas e que eu li em apenas 25 minutos (além do volume físico ser extremamente barato, paguei R$4,00 no meu exemplar, e de estar disponível gratuitamente o digital na internet), ele é tratado de forma leve, numa troca de experiências pessoais entre a autora e seu público. A narrativa é a transcrição de um discurso que a autora fez em uma conferência cujo o foco é a África, ou seja, é um texto em primeira pessoa e é possível notar características de um texto falado.

Apesar de ser encaminhado com máxima leveza, Chimamanda não deixa de tratá-lo com toda a seriedade e importância que deve ser discutido. Desconstruindo esteriótipos sobre o que é ser feminista, fazendo um paralelo entre sua realidade nigeriana com a realidade de mulheres em outras partes do mundo e colocando em evidência situações que hoje em dia são normais, mas que camuflam a inferiorização deliberada da mulher.

O sentimento de ódio é inexistente em sua narrativa, mas é sentida uma raiva. Raiva de toda a situação de desigualdade que mulheres ainda sofrem todos os dias, raiva essa que é justificada pelo inconformismo que a oradora sente em relação as injustiças vividas tanto por ela, quanto por outras.

O texto é curto, fluído e não é necessário se autodenominar feminista para apreciar a sua leitura. A discussão de igualdade de gênero está mais em pauta do que nunca, quebrar a visão deturpada sobre o assunto é mais do que preciso. E este livro é o que podemos chamar de "tutorial" para entender e defender a causa, é o "teste" de aptidão para "feministas enrustidos", que é aquela pessoa que é, mas não sabe que é. E quando eu digo Feminista, ao contrário do que muitos pensam, não estou me referindo apenas as mulheres, mas, nas palavras da própria Chimamanda, estou me referindo ao "homem ou a mulher que diz: 'Sim, existe um problema de gênero ainda hoje e temos que resolvê-lo, temos que melhorar.'"

Segue abaixo, o vídeo do discurso de Chimamanda no TEDxEuston em 2012.







You Might Also Like

4 comentários

  1. Quero ler esse livro um dia! Parece muito bom..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Shirley, tudo bem??

      Mulher, então não perca mais tempo, esse dia pode ser amanhã enquanto toma café. No link disponibilizado ali da Amazon, você pode comprar o livro físico ou até mesmo baixar o ebook de graça! Vale muito a pena e são apenas 25 minutinhos do seu dia que vão mudar uma maneira inteira de ver a causa que é super válida!

      Obrigada por visitar o blog e compartilhar sua opinião.
      Beijos!

      Excluir
  2. Fiquei encantada com essa mulher! Conhecia o discurso dela através da Beyoncé (sim, Beyoncé haha, mas não o completo. Fiquei muito interessada no livro e já adicionei na lista de leitura. Muito obrigada por compartilhar no seu blog, amei a resenha e o vídeo como complemento!
    Beijo grande, cafevodkaeliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlia,

      Realmente, Chimamanda é encantadora. Tanto que esse semestre um segundo livro dela (Hibisco Roxo) é nosso livro tema para a prova de História Contemporânea na faculdade. E a música da Beyoncé foi inspirada exatamente nesse discurso. E essa Beyoncé também, né?! Vamos combinar, super diva!!

      Muito obrigada por ler o post e acompanhe para os próximos títulos da Chimamanda que traremos para cá.

      Beijos!

      Excluir

O que achou? Deixe seu comentário! :)
Obrigado por nos visitar

Refração Cultural no Facebook

Refração Cultural no Twitter

Subscribe