[Crítica] A Praia - Cícero

23:06

O carioca Cícero Rosa Lins, mais conhecido por Cícero, em seu primeiro álbum 'Canções de Apartamento' (2011) já teve seu trabalho bem acolhido tanto pelo público como pela crítica, vencedor em duas categorias do prêmio Multishow de Música Brasileira em 2012. Com inspirações que vão de Tom Jobim a Caetano, seu repertório conta com acordes sutis e ritmados de guitarras e violão, piano e a característica sanfona.

'A Praia' (2015), terceiro álbum do artista, traz um trabalho mais amadurecido. Mostrando um som que contempla as peculiaridades dos seus dois álbuns anteriores e define melhor a identidade das suas composições. 

Faça o download gratuito no site oficial do Cícero
                        
O tom mais dramático de 'Canções de Apartamento' e a experimentação tanto musical como poética de Sábado (2013) se completam em A Praia. Por isso, as composições do álbum são consideradas, até mesmo para o artista, o fechamento de um ciclo.

O álbum faz parte de um processo de criação bastante específico, Cícero ao mudar-se para São Paulo iniciou, em meio ao concreto e o cinza da cidade, a composição das músicas. Apesar de parecer contraditório, Cícero que morava no Rio de Janeiro e nunca teve grande interesse na praia, ao se afastar da cidade litorânea percebeu como a praia interfere no humor das pessoas. A sutileza e tranquilidade é a marca registrada, lembrando a brisa e as ondas do mar. 


As canções são mais alegres e as composições tem um alto teor autobiográfico, outra marca registrada de Cícero. Que desde o seu primeiro voltou-se para um processo criativo atento as particularidades de suas experiências, assim como memórias da infância.

Os destaques ficam para a participação de Luiza Mayall em 'Cecília e A Máquina', a música que entitula o álbum, 'De Passagem' e 'Soneto de Santa Cruz', que a melancolia e as batidas breves de bateria, trazem o ar de inquietude e o descompasso citado na canção, tudo bem conectado com o violão.



O clima de viagem é predominante, os passageiros são vários: Isabel, Cecília, o Bobo e nos levam por diversos cenários e lembranças, nos embalando em tranquilidades, violinos e claro a sanfona. O ponto final é no Terminal Alvorada e nos faz querer pegar o trem para uma nova viagem.

A Praia, certamente, demarca uma nova fase no trabalho de Cícero, que encontrou um som mais alegre e vivo. Sem perder as referências iniciais, mas sim torná-las mais consistentes. A poesia do álbum nos convida a perceber as delicadezas do cotidiano e das lembranças. Depois que iniciar essa viagem é só se deixar levar "na onda leve da brisa do dia, na onda longa do trem".




You Might Also Like

8 comentários

  1. Tenho que admitir (com vergonha até!) que não conheço muitas músicas do Cícero. Mas gostei do post, gostei de saber que tem músicas mais alegres e fiquei curiosa para ver esses passageiros que você citou. Vou ouvir!

    Beijos!
    Vestindo o Tédio

    ResponderExcluir
  2. Amoooo esse moço, então sou suspeita pra dizer qualquer coisa haha
    Eu acredito que depois do primeiro, esse é o melhor álbum dele.

    Coisa lindaaa ver ele por aqui♥

    Um beijo,
    Paloma
    surewehaveablog.com.br

    ResponderExcluir
  3. Estou cconhecendo o trabalho desse artista nesse exato momento.
    Vou ouvir e conhece-lo a fun do.
    😘😘

    ResponderExcluir
  4. Não conheço o trabalho dele, mas fiquei curiosa!

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem? Ainda não conhecia o cantor, mas pela sua crítica fiquei bem curiosa para ouvir. A voz dele é bem diferente e tranquila. Gostei da música De passagem. Já salvei pra ouvir novamente. Ótima indicação. Beijos, Érika ^.^

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eu já gostei muito quando eu estava no colegial de poesias. Agora deixei de ler um pouco, mas seu post me fez recordar uns amos atras. big beijo http://deniservdede.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ainda nao o conhecia, mais gostei muito

    ResponderExcluir

O que achou? Deixe seu comentário! :)
Obrigado por nos visitar

Refração Cultural no Facebook

Refração Cultural no Twitter

Subscribe